domingo, 24 de abril de 2016

Engenharia Civil com Dayana Diniz.

Olá pessoas lindas! Como prometido na programação, hoje terá entrevista com uma grande amiga e querida: Dayana Diniz! ♥
Essa programação não foge do conteúdo do blog, na verdade ela se torna essencial e no decorrer de cada mês haverá uma entrevista sobre uma carreira profissional, então fique ligado nas redes socias e no blog, sempre terá novidades.
Então, como no título, a carreira profissional de hoje é: ENGENHARIA CIVIL







Conheça a área de Engenharia Civil                                            


O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

Para mais informações clique nesse link: Guia do Estudante




Entrevista com Dayana Diniz                                                      


 1- A engenharia civil sempre esteve em seus planos? 
Não. Antigamente minha meta era medicina, mas depois de um tempo fui percebendo certas aptidões e interesses pelo curso. Até agora, penso que realmente estou no curso certo.


2- Qual foi a sua reação ao saber que conseguiu uma vaga?
Eu não sabia o que fazer! (risos). Eu só via as pessoas me abraçando, parabenizando e chorando  de felicidade pela conquista. <3


3- O que você está achando do curso? É algo que você já esperava?  
Estou achando o curso bem interessante, cada vez mais eu me identifico com ele. No começo eu entrava em pânico com cada matéria dada, me sentia perdida, sem conhecer ninguém. Mas com força de vontade consegui dominar o básico dos assuntos e pude, então, me aprofundar. Cálculo era algo que eu já tinha em mente como disciplina, só não imaginava deparar com o "Português" de comunicação e expressão. (Risos).


4- Pretende continuar na área? 
Com certeza. Só estou em dúvida no quesito da especialização, já que esta tem a sua disposição várias áreas específicas de atuação, mas provavelmente irei escolher o caminho da construção civil. (Aeho)

5- Se fosse para definir engenharia civil em uma palavra, qual seria?
Acho que criatividade. Sim. Esse é o termo que designaria muito bem o que o curso busca do Aluno na resolução de problemáticas. Criatividade.

6-O que você está achando da grade curricular? 
Estou achando bem interessante, são 5 disciplinas no primeiro período: Desenho técnico; cálculo 1; comunicação e expressão; fundamentos da matemática e Informática para engenheiros. Entender desde a história e funcionamento do computador (atualmente estou aprendendo a criar programas) até limites, coisa que só quem estuda engenharia vê, tem sido de grande aprendizado. ( ilusão foi pensar que a disciplina de desenho seria fácil ;-;)

7- O que você achou de mais relevante nesse início do primeiro semestre? 
Adaptação e responsabilidade. Não existe essa de que esqueceu do trabalho. De que entrou sem saber de nada. Se passou, você entrou por seus próprios méritos. O que acho de mais relevante no início desse semestre é o contato, a interação entre o corpo docente e discente, e a dedicação do aluno em querer aprender.

8- O que você diria a um estudante que também possui interesses na área de engenharia? 
Creio que, de fato, a maior dificuldade para um Aluno de Engenharia, ou que quer cursar o mesmo, são os cálculos. Para quem não possui muita habilidade, os primeiros semestres podem ser decepcionantes. Pois requer, além do esforço lógico, capacidade de solucionar problemas associado a noção de sua aplicabilidade. Meu conselho para quem quer seguir esse ramo é manter a perseverança. Ninguém nunca diz que é fácil. Portanto, faça dos obstáculos utensílios para fomentar o seu conhecimento. E a matemática só se aprende treinando. Não adianta entender o processo usado se você não o coloca em prática. Se errou algo, tente amanhã, tente novamente depois de amanhã e milagres acontecerão. ;)



MÉTODOS UTILIZADOS PARA A APROVAÇÃO                             

1- Como foi a sua rotina de estudos? 
Era bastante agitada.  A minha maior dificuldade foi tentar conciliar os estudos do vestibular e o da escola. Me sentia muito frustrada por não seguir à risca meu cronograma ( fiz vários). Mas no final eu consegui me satisfazer. Bom, eu separava as matérias para cada dia da semana. E o que quer que acontecesse eu JAMAIS deveria estudar outra matéria que não fosse ela. Era preciso organizar o tempo e manter a disciplina. Para quem não tem a vontade de estudar, recomendo que comece estudando um pouco de segunda a sábado. Mesmo que for por um curto tempo, é melhor ter estudado algo do que nada. Lembrando que, aprender não significa passar o dia lendo e assistindo, isso, além de ser cansativo, é a pior maneira de fazer seu cérebro absorver conteúdo . Então, com o tempo, estudando a quantidade de tempo que você julgar necessário, você acaba adquirindo o hábito de estudar melhor e em menor tempo.


2- Para você,  se preparar para o enem requer muito(a) ... 
Foco. Do que adianta você ter tempo e conteúdo se sua mente não se concentra? Uma hora bem estudada vale muito mais do que passar o dia jogada no quarto se matando de estudar. Por isso, aconselho a ter no mínimo 8 horas de sono. E esta etapa é muito importante, é durante a noite que o cérebro passa a "limpo" as memórias do dia. Então, durma bem para arquivar seu conhecimento. Além de beber muita água, comer frutas e manter uma alimentação saudável com energia suficiente a ser gasta nos estudos. Praticar esportes é uma boa para amenizar a ansiedade.


3- Você utilizou alguma estratégia para estudar melhor?
Eu procurei me auto conhecer, e acabei descobrindo que minha memória é audiovisual. Acabei usufruindo disso e passei a assistir vídeo aulas, fazendo anotações e mapas mentais ( excelenteeeee ferramenta nos estudos Coração batendo). Bom, posso te aconselhar a colocar no início da semana as matéria que mais sente dificuldade, e as mais fáceis por último. Assim, você não desistirá e nem se cansará tão facilmente. A seguir, um exemplo de aproveitar o máximo o conteúdo:
Assiste vídeo aula -> exercícios -> Errou? -> procura entender o erro -> dá uma lida em algum material -> volta a praticar mais.
Como citado acima, os mapas mentais são ótimos para quem tem memória fotográfica. A cada resumo que você mesmo faz e prega na parede do seu quarto, toda noite antes de dormir dá uma olhada, que no dia em que precisar, ele vai aparecer todo esquematizado na sua mente ;) Além disso, a grande barreira que senti para começar a estudar mesmo era a preguiça. Então minha dica é: comece a fazer! Não adianta sua mente tentar te tirar dali, fazendo você pensar em coisas mais divertidas a serem feitas. Determine sua vontade! Vá se acostumando. Por exemplo: se toda vez que você for estudar pegar um copo d'Água  e levar para sua escrivaninha, seu cérebro vai entendo que aquela é a hora de estudar, e é preciso manter o foco. Assim como, não pensar exageradamente em fazer 50 questões de uma vez. Pense consigo mesmo que irá fazer  somente 10 e depois vá aumentando. Última dica é: vá deixando de sair mais. Isto é só uma fase, então não deixe ela se tornar tão longa.


4- E na prova do enem, você utilizou alguma estratégia? No primeiro dia eu realizava a prova intercalando as ciências. Fazia 20 de humanas, pulava para as 20 de naturezas. Vale também fazer de trás para frente. Às vezes você gasta bastante tempo em uma questão difícil, sendo que logo na frente existe uma bem fácil. No segundo dia da prova comece pela redação (ao longo do ano, durante tantos treinamentos, você estará apto a escrever, em média, em uma hora) em seguida, dando preferência a matemática. Veja bem, ela é a única disciplina que possui 45 questões, praticamente vale 25% da nota final, vale a pena todo o esforço. Leve uma garrafinha de água para beber durante a prova, e barrinha de cereais. Nada de chocolate! Este só irá lançar de uma vez uma grande quantidade de açúcar no seu sangue, o deixando enfadado depois. Ao contrário da barrinha que irá lançar lentamente o açúcar no sangue. No mais, levante a cabeça, se espreguice, vá no banheiro e retome a prova. Reserve 15 min para marcar o gabarito, e sem pressa viu? Memorando

5- Bom, foi muito bom entrevistar você.  Alguma declaração final?
Agradeço pela oportunidade de ser entrevistada. Sucesso aos desempenhos da vlogueira/blogueira e dos que leram esta matéria! Rosto mandando beijoCoração com fita 





Agradecimentos Finais                                                                
     

Então é isso gente, agradeço a todos que leram esta entrevista e agradeço principalmente a minha amiga Dayana que disponibilizou um pouco do seu tempo para falar um pouco da sua carreira profissional ! ♥ Tenham uma ótima semana e me desculpem pelo sumiço novamente (risos). 
Beijos e beijos

Heey, não se esqueçam de acompanhar as novidades através das redes sociais:










4 comentários: