sábado, 18 de junho de 2016

Como organizar uma rotina de estudos.



Olá pessoas lindas e estudiosas. Quer organizar uma rotina de estudos infalível, para ser aprovado em algum vestibular ou concurso? Quer desacumular aquela matéria atrasada? Quer parar de procrastinar? Você está no lugar certo... as dicas de hoje podem te ajudar bastante, desde que coloque em prática todas essas dicas a partir deste momento.



rotina de estudos





rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos:

♥É essencial: para quem vai prestar algum vestibular ou concurso, já que exige da gente mais que força de vontade; precisamos lidar com ela, fazer com que a rotina seja a nossa aliada.

♥É relevante: pois, ajuda a organizar os seus horários.

♥É necessário: para garantir a sua aprovação.



rotina de estudos

O planejamento semanal é importante:

♥ para criar o hábito de estudos e não procrastinar (não deixar para depois);

♥ é planejar o que estudar ao longo da semana; 

♥ Você deve ter uma agenda para controlar os seus horários de estudos, caso você não tenha, utilize os planners. Você mesmo pode fazer.

Por isso criei/separei alguns planners semanais que ajudarão na rotina de vocês:


planner de estudos







  Que tipo de metas posso ter?
♥ Metas de exercícíos: resolver x exercícios por dia de uma determinada matéria
♥Estimular um tempo de estudo para cada matéria
♥Realizar resumos e mapas mentais, para facilitar no cronograma de revisões.
♥Resolver x redações por semana/mês.

Revisar é muito importante na vida de qualquer estudante. Então, você terá que se dedicar a uma semana (a semana que você achar melhor), para revisar todos aqueles assuntos que você estudou ao longo do mês.

Mas por que isso é tão importante? O nosso cerébro consegue armazenar várias informações, mas com o passar dos dias acaba esquecendo determinados assuntos ou detalhes, e revisar os assuntos irá ajudar a você a não esquecer, e condicionar a sua mente a lembrar.

Por isso você deve criar resumos e mapas mentais, com estratégias e informações importantes. Isso ajuda muito na hora de revisar.

♥ Faça o cronograma de revisões de Segunda a Domingo, sendo que cada dia semana será revisado uma matéria
EX: Segunda - Física

Terça - História

Quarta - Biologia



* para não ter que imprimir várias vezes, utilize post it.

Estimular um tempo de estudos diário, é essencial. Pesquisadores afirmaram que estudar duas horas e meia por dia podem desenvolver um ótimo rendimento e armazenamento, ou seja, as chances em ser aprovado aumentam.

Como planejar o meu tempo para estudos?
Bom, isso irá depender muito do seu dia a dia, separe os horários livres durante o seu dia e monte de acordo com as suas necessidades, no meu caso:

* os horários de lazer, é o horário para descansar. Conta com café da manhã+almoço+jantar+pausas.



Durante 5 horas de estudos: é o tempo que dedico para resolver exercícios, criar resumos, ler os assuntos, pesquisar, assistir vídeo aulas, etc.

E eu conto com a ajuda de um aplicativo, em que controlo o tempo de cada matéria e armazeno a quantidade de horas que estudei durante aquele dia, para saber se cumpri ou não a minha meta de estudos. Geralmente também utilizo a agenda como uma forma de controle, mas esse aplicativo tem ajudado muito! E super recomendo a vocês. :)

Eu utilizo o aplicativo Aprovado.






Bom, então é isso pessoal, espero muuuuito que este post ajudem vocês. Tenho certeza que sim, comigo o resultado é incrível!
Me contem se vocês possuem alguma estratégia ou dicas de estudos que não foram mencionados aqui, irei adorar.
Comentem também do que acharam desse post. 

Beijosss e beijosss ♥

2 comentários: